Esse mês é o mês do dezembro laranja que consta com a prevenção ao câncer de pele.
Além disso, dia 01/12 foi iniciada a campanha "Fique Sabendo", onde a equipe da Vigilância Epidemiológica, juntamente com profissionais da ESF/UBS e Pronto Socorro, estiveram realizando testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Sífilis. A ação é reforçada neste mês, conhecido também como “Dezembro Vermelho”, de Luta contra a Aids, para orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, intensificando a testagem rápida em todas as Unidades de Saúde.
Assim, quinta-feira, dia "D", equipes estiveram em ponto estratégico, no bairro Cidade de Deus, onde foi realizado testes rápidos de HIV e sifilis na população, além de instruir dezenas de moradores.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliane Batista: “Ficar na dúvida e não realizá-lo pode agravar a doença, além do que é mais provável que haja a contaminação para outras pessoas. Outra razão para realizar o teste é que quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais precocemente iniciam-se o tratamento, ajudando a desacelerar o avanço da doença e melhorando a qualidade de vida do portador dela. Aqui no nosso município damos todo o amparo e direção possível quando o paciente é diagnosticado com alguma doença”.
Os testes continuam disponíveis em todas as UBS e também no Pronto Socorro.