CAMPANHA DE VACINAÇÃO SEVERÍNIA
Hoje, 20 de Janeiro de 2021, por volta das 15 horas, chegaram 132 doses da vacina antígeno do Vírus inativado SARS-CoV-2, Coronavac.
A Prefeita Gláucia, alguns vereadores e a Secretária da Saúde, Sandra Helena Camacho de Domingos, juntamente com outros servidores, na unidade do Centro de Saúde, receberam esta remessa, que veio escoltada pela Polícia Militar.
No que diz respeito à escolha do primeiro servidor, linha de frente ao combate a Covid-19 a ser vacinado, a escolha se deu através de um sorteio.
A Campanha de Vacinação Contra a COVID 19, iniciará no dia 25 de janeiro, segunda-feira, será centralizada no Centro de Saúde III- Centro.
Inicialmente a indicação da vacina vai acontecer por prioridades, aos profissionais que estão na linha de frente de combate ao novo coronavirus.
Receberão a vacina neste momento:
- Trabalhadores da saúde que estão na linha de frente contra SARS CoV-2, que atuam no Pronto Socorro: Enfermeiros, Médicos, Técnicos em enfermagem, recepcionistas, serviço de limpeza, Tec. Raio X, Bioquímicas e os motoristas de ambulâncias;
UBSs:
- Enfermeiros, Médicos, Técnicos em Enfermagem, Dentistas e Agentes Comunitários de Saúde que visitam as residências.
- Idosos do Lar São Francisco de Assis.
- Médicos e enfermeiros que trabalham na linha de frente em outro município.
Cabe esclarecer que todos os demais trabalhadores da área da saúde serão contemplados com a vacina. Entretanto, a ampliação de cobertura dos demais públicos será gradativa, conforme disponibilidade das vacinas.
A Vigilância articula com a Estratégia da Saúde da Família o cadastro prévio no Sistema Vacivida aos indicados à vacinação.
O objetivo é atender às normas técnicas, minimizar a circulação do vírus, proteger a saúde dos moradores do município.
Efetivar o protocolo das medidas sanitárias mínimas evitando a aglomeração e ofertando atendimento seguro e humanizado.
Será obrigatório a apresentação da carteirinha do conselho de classe atuante e/ou holerite e documento com foto.
Abaixo segue uma nota da Servidora, Guacira Monteiro S. Gibeli - Enf. Diretora de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, onde esclarece um pouco mais sobre a vacinação:
-“Trata-se da vacina contra a COVID-19, do Município de Severínia.
Foi priorizada a vacinação, primeiramente, do público alvo de trabalhadores da saúde expostos na linha de frente contra o vírus SARS CoV-2, sendo eles os que exercem a função dentro do município ou fora, no caso, munícipes que trabalham na UPA e Hospitais de outros municípios, e também, os idosos do Lar São Francisco de Assis.
A vacina é de duas doses, o local de aplicação será centralizado em apenas uma unidade de saúde, e esperamos que todos aderem a essa campanha para própria proteção.
Estamos vivendo um momento de grande dificuldade e medo, e essa vacina veio para nos dar um pouco de tranquilidade, embora devemos manter as medidas sanitárias : uso de mascara, distanciamento social, evitar aglomeração, manter o hábito de higienização das mãos a todo momento, etc.
A logística da campanha esta feita, as pessoas estão envolvidas, e esperamos vacinar 100% dos nossos trabalhadores.
Qualquer eventualidade, orientação ou dúvidas, estamos à disposição.
Tenhamos uma boa campanha!"
Prefeitura Municipal de Severínia.
Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Epidemiológica